16 novembro 2011

“Ocupe Wall Street” - Você sabe o que significa?

O movimento Ocupe Wall Street é um novo movimento social passifico questionando a ordem burguesa mundial (integrado principalmente por jovens que se manifestam contra a cobiça do capitalismo e a especulação), ocupando praças de várias cidades dos EUA. 
País que detem 1% de ricaços, os EUA vem enfrentando uma grave crise econômica atualmente.

VAMOS NÓS: Por ser um coletivo de ativistas, sindicalistas, artistas e estudantes, este NOVO MOVIMENTO SOCIAL que vem crescendo e mostrando força nos EUA tem tudo para se tornar um movimento global por inspirar outros ativistas espalhados no mundo. Principalmente em países onde a disparidade social é gritante.   

15 novembro 2011

Fique ANTENADO - Atualidades

* A Liga Árabe confirmou a exclusão da Síria e pediu sanções mais enérgicas contra aquela nação. A decisão foi tomada após a recusa do regime sírio em cumprir os pontos acordados com a Liga, entre eles a suspensão da repressão aos manifestantes civis.
A Liga Árabe descarta uma intervenção como a ocorrida na Líbia, porém a oposição síria se mostra esperançosa com a resolução adotada.

* O governo de Damasco não demonstrou qualquer mudança frente a resolução, apenas informando que a mesma é nula de acordo com as normas da Liga, uma vez que a mesma não foi aprovada por unanimidade, com votos contrários do Iêmen, Líbano e abstenção do Iraque.

* Na Itália ventos da mudança atingem seu governo, o Primeiro Ministro Silvio Berlusconi renunciou ao cargo após uma série de escândalos e denuncias de corrupção, outro agravante foi a atual crise pela qual passa a zona do Euro.
Berlusconi ainda enfrenta processos na justiça por prosituição, suborno e fraude fiscal.

* No leste do continente europeu, a Geórgia confirmou sua posição firme de entrar para a OTAN, confrontando os interesses russos na região, onde desde a invasão fracassada da Ossétia do Sul e Abkhazia na ano passado que enfrentou o apoio da Rússia que desdobrou tropas e reconheceu a independência das duas províncias.

* No Irã uma forte explosão em um paiol levantou suspeitas sobre um possível ataque, porém as informações são desencontradas e dão apenas conta do número de vítimas.

* Em Portugal militares protestam contra os cortes, tais cortes fazem parte das medidas de austeridade para conter a dívida pública.; para não ferir a lei, manifestantes usaram roupas civis.

* O novo Primeiro ministro da Itália, Mario Monti, diz que adiantar eleições gerais tiraria a credibilidade do novo governo durante a crise. O sucessor de Berlusconi tem bom trânsito na União Europeia, onde chefiou duas comissarias.
 
FONTE: GEOPOLITICA

O Ultimo Baile Imperial antes da Proclamação da Republica do Brasil

A Ilha Fiscal - RJ, então Ilha dos Ratos, ocupa uma área de 7.000m², se distanciando do continente apenas por pouco mais de 1 km.
 O último Baile do Império, ocorrido em 09 de novembro de 1889, 6 dias antes da Proclamação da República, foi oferecido pelo Visconde de Ouro Preto à nação chilena e aos comandantes e oficiais, através do encouraçado “Almirante Cochrane”, que se encontrava atracado na Baía de Guanabara, o evento acontecia como forma de agradecimento à recepção do navio brasileiro, quando este chegou a Valparaíso, no Chile.
Na realidade, o baile deveria ter acontecido no dia 19 de outubro, mas em virtude da morte do Rei de Portugal, D. Luis, que era sobrinho de D. Pedro II, a Família Imperial resolveu adiar o evento.
O reconhecido Baile da Ilha Fiscal foi programado para receber 2.000 convidados e é conhecido como o último baile da Monarquia, realizado tanto na parte interna como na parte externa do castelo. D. Pedro II, D. Teresa Cristina, Princesa Isabel e o Conde D’Eu recepcionaram os convidados no corpo central da edificação.
Nessa noite, na parte de trás da ilha, foram montadas duas mesas, em formato de ferradura, onde foi servido um jantar para 500 convidados, sendo 250 em cada mesa. Calcula-se que estiveram presentes ao evento mais de 5.000 pessoas.
Com essa recepção, o Império reforçava os laços de amizade com o Chile, bem como tentava reerguer o prestígio da Monarquia, bastante abalado pela propaganda republicana.
A maior festa até então realizada no Brasil ocorreu pouco após a inauguração da ilha. Falou-se muito da música (valsa e polca), e do cardápio (uma imensa quantidade de garrafas de vinho e comidas exóticas) dessa festa. 
O comportamento dos participantes foi largamente explorado (a imprensa da época - sec. XIX – noticiou que peças íntimas foram encontradas na ilha depois da festa), curiosidades que ainda atraem historiadores hoje. 

06 novembro 2011

FARC - Forças Armadas Revolucionárias da Colombia

  
Criada em 1964, pelo ex-combatente liberal Pedro Antonio Marín, também conhecido como Tirofijo, as Farc surgiu como um grupo de cunho marxista-leninista, atuando no meio rural e adotando táticas de guerrilha. Essa organização tem como discurso ideológico a implantação do socialismo na Colômbia, promovendo a distribuição igualitária de renda, a reforma agrária, o fim de governos corruptos e das relações políticas e econômicas com os Estados Unidos, entre outros aspectos sociais.
Durante a década de 1990, a organização chegou a dominar cerca de 40% do território colombiano, possuindo mais de 18 mil guerrilheiros. Porém, as ações do Exército nacional, financiado pelos EUA, expulsou o grupo para regiões próximas à fronteira com países vizinhos. Essa atitude do governo “enfraqueceu” o movimento, que, atualmente, é formado por aproximadamente oito mil guerrilheiros.
Os sequestros e o contrabando de drogas, em especial da cocaína, são práticas comuns nas Farc, pois através desses recursos a organização obtém dinheiro para se equipar militarmente. Entretanto, a partir da década de 1980, o grupo intensificou a exploração do narcotráfico e a violência, fato que desvirtuou seu foco de atuação, passando a ser considerada uma organização terrorista, que tem como principal objetivo a produção e venda de drogas.
Nesse sentido, as Farc caíram em descrédito com a população colombiana, que via nessa organização uma alternativa para reparar as desigualdades sociais no país. 

FONTE:  Brasil Escola
 
VAMOS NÓS: Após a morte de seu  lider  Alfonso Cano na última sexta-feira (04/11/2011) as FARC continua a manter um posicionamento forte e ideologico que os encorajam em combate. Assim é vantajoso para nós conhecermos um apouco mais sobre as FARC.

03 novembro 2011

Pobreza extrema nos EUA?

A pobreza extrema aumentou na terra do Tio San

A pobreza extrema atingiu níveis recordes nos Estados Unidos - 1 em cada 15 pessoas - e a população hispânica é uma das mais afetadas, segundo o censo nacional. Cerca de 20,5 milhões de americanos, ou 6,7% da população do país, estão em situação de pobreza extrema, definidos como aqueles situados em 50% ou abaixo do nível oficial de pobreza. Essa proporção de 6,7% é a mais alta nos 35 anos em que o Census Bureau mantém tais registros e supera máximas anteriores de 2009 e 1993, de pouco mais de 6%. Em 2010, estar em situação de extrema pobreza significava ter renda individual de US$ 5.570 ou menos por ano e US$ 11.157 por família formada por 4 pessoas.
A pobreza extrema aumentou sobretudo nas áreas metropolitanas, nas quais houve redução de empregos e salários e o colapso do mercado imobiliário empurrou muitos pobres de bairros centrais para subúrbios e outros lugares periféricos. Os números do censo revelam um contraste acentuado entre ricos e pobres em um momento em que o desemprego continua persistentemente alto.

FONTE: Diario do Nordeste - 04/11/2011

Vamos Nós: Acostumados a serem poderosos (EUA), as custas da miseria de outras nações (lembrem-se do crescimento ecomomico americano "pos-guerras") os americanos foram verdadeiros parasitas. Hoje este imperio chega ao fim. Olhe lá se não se tornarem em um futuro breve uma nação subdesenvolvida. Agora muitas nações fazem "figa" para não irem para o fundo do ralo junto com os EUA.
É VER PRA CRER.

12 outubro 2011

O conceito de emergente

Os países do BRICS não são emergentes, são países fortes, mas com problemas internos também fortes. Emergente parece algo que ainda está em um processo de se manter, e com a crise internacional os países tido como emergentes foram os que conseguiram sustentações mais efetivas. 
Hoje nós temos um BRICS forte, eles serão as soluções do século XXI, considerando inclusive todo potencial de comércio e relações internacionais. Mas devemos ter ciência que o bloco e o mundo devem atender: aumentar as demandas de conhecimento e formação; aumentar as relações diplomáticas entre os países do bloco, e principalmente entre China, Rússia e Brasil; aproximar as culturas do BRICS; ampliar o dialogo entre as potências.
 
Fonte - Geopolitica

13 agosto 2011

SOCORRO - Sitios Historicos - ATENÇÃO!

A especulação imobiliária está destruindo os últimos vestígios do cemitério da cólera e do campo de concentração que funcionaram no Crato na seca de 32. Os tratores passaram por cima das cruzes que assinalavam os locais onde as vítimas da seca e da cólera foram sepultadas. Restam somente três cruzes no local, que só não foram arrancadas porque estão na base de um poste de energia elétrica.
O cemitério estava localizado na margem da Avenida Padre Cícero, que liga Crato a Juazeiro do Norte, no campo de futebol, ao lado do terreno da Cerâmica Norguaçu. Ali, os parentes das vítimas da cólera costumavam acender velas, no Dia de Finados. A área está sendo coberta por construções.
Quanto ao campo de concentração, ou curral dos flagelados, que foi instalado na seca de 32, no Bairro Muriti, ao lado da via férrea, não existe nenhum marco, a não ser a própria linha de ferro e os depoimentos de pessoas que ouviram de seus pais e avós.
Sabe-se que o campo de concentração era um curral de crueldades. As pessoas morriam de fome e de cólera. Eram enterradas em valados. As crianças pagãs eram levadas para o cemitério dos coléricos. A alimentação vinha de trem de Fortaleza.
"Morria gente todos os dias, e um caminhão passava recolhendo os corpos no final da tarde para jogá-los em valas na parte alta do campo", afirma a historiadora Rosângela Martins.
 
CONTANDO A HISTORIA:

Na seca de 1932 o nordeste brasileiro sofria com as conseqüências da estiagem, mas também vivia um momento histórico próprio dentro da era de Getúlio Vargas; Lampião e seu bando centralizavam as atenções dos políticos; as oligarquias políticas do Nordeste mudavam de nomes: Padre Cícero ainda tinha influência política e milagrosa para os sertanejos e a irmandade do Caldeirão de Santa Cruz do Deserto atraia centenas de flagelados para os arredores de Crato, no Ceará.
Com o temor da intensa invasão de flagelados para Fortaleza — e para outras grandes cidades do Ceará — a estratégia dos Currais do Governo mais uma vez foi implantada, só que desta vez não somente em Fortaleza, mas também em cidades com alguma estrutura básica e com estações de trens. Além dos campos de concentração na capital da Terra da Luz, um no já conhecido Alagadiço e um outro no noroeste da capital, no Pirambu (ou Campo do Urubu como ficou conhecido), foram instalados outros em Crato, em Cariús, Ipu, Quixadá, Quixeramobim e Senador Pompeu. Os sertanejos ali alojados recebiam algum cuidado e comida, e podiam trabalhar nas frentes de obras, sempre sob a vigilância de soldados.
Estima-se que cerca de 73 000 flagelados foram confinados nesses campos onde as condições eram desumanas, o que resultou em inúmeras mortes. Ainda durante essa seca, flagelados cearenses foram enviados para o combate nas trincheiras da Revolução de 1932 em São Paulo.

FONTE: DIARIO DO NORDESTE; AVENTURAS NA HISTORIA

Dia dos Pais

O “ Dia dos Pais” tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.
Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho.
Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.
A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).
No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.
Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e européia. 
 
FONTE: Portal da Familia - 13/08/2011 - 12:38

50 anos do MURO DE BERLIM

A Alemanha comemora neste sábado (13/08/2011) os 50 anos desde a construção do Muro de Berlim, quando o lado leste (comunista) fechou suas fronteiras, dividindo a cidade em dois durante 28 anos e partindo famílias ao meio.
A cerimônia em memória desse marco começou com a leitura dos nomes de 136 berlinenses que morreram tentando cruzar o muro.
O presidente alemão, Christian Wulff, disse que o muro é agora parte da história, e que o país está estabelecido em segurança como uma nação unificada.
A construção da barreira remete aos primeiros anos da Guerra Fria, quando Berlim Ocidental era o caminho escolhido por milhares de berlinenses orientais para fugir rumo à democracia do oeste.
Em resposta, autoridades da Alemanha Oriental construíram, na noite de 13 de agosto de 1961, uma muralha que rodeava totalmente o lado ocidental da cidade.
Pelas três décadas seguintes, Berlim se tornou um ponto de ebulição da Guerra Fria. 
E, apesar de a barreira ter sido derrubada em 1989, é considerada até hoje um símbolo de divisões econômicas na Alemanha. 
FONTE: GEOPOLITICA - 13/08/2011 - 12:08

28 julho 2011

Casa de FREI TITO


A PMF – Prefeitura Municipal de Fortaleza:
Assinou, nesta quarta-feira, 27/07/11, o tombamento da casa de Frei Tito de Alencar. A edificação, localizada na rua Rodrigues Junior, 364, é um dos referenciais importantes da história nacional contemporânea: a casa em que morou Frei Tito de Alencar Lima, um dos mártires da luta pela reconquista da democracia brasileira.


Frei Tito nasceu em Fortaleza em 14/09/1945 e entrou na luta contra a ditadura militar em 1964. Em 1966, ingressou numa comunidade de dominicanos em Belo Horizonte. Foi preso e torturado. Morreu aos 28 anos, em 1974, perturbado com as lembranças da tortura sofrida. Estudou no Liceu do Ceará, onde se engajou na Juventude Estudantil Católica. E estudou Filosofia na USP. Em 1968, Tito foi preso por participar do 30º Congresso da União Nacional dos Estudantes em Ibiúna. Alvo político, em 1969, Tito foi preso e torturado no Departamento de Ordem Política e Social (Dops)em São Paulo. Na prisão, Tito registrou no papel as angústias da tortura. Em 1971, ele foi deportado para o Chile. Fugiu para a Itália e de Roma chegou ao convento dominicano de L’Arbresle, na França. Perseguido pelas lembranças da tortura, frei Tito cometeu suicídio, aos 28 anos, no dia 10 de agosto de 1974.

FONTES: O POVO e  FALAÇÃO 

VAMOS NÓS: Vale salientar que a casa de Frei Tito não apresenta uma arquitetura histórica como poderiamos imaginar, como por exemplo as linhas retas da arquitetura colonial brasileira ou as ovais como a colonial portuguesa. Porem o tombamente é importante para que a história de Frei Tito não se apague da memoria dos cearenses e do Brasil. PARABENS A PREFEITURA DE FORTALEZA!

25 julho 2011

Marco ZERO de Fortaleza



O primeiro bairro de Fortaleza conserva uma beleza única e também muita história


Barra do Ceará. Mais do que um bairro, o lugar é berço histórico, não só de Fortaleza, mas também do Ceará. Hoje a Barra do Ceará, primeiro bairro de Fortaleza completa 407 anos, e, apesar dos anos, conserva belezas naturais que atraem não só os fortalezenses, mas turistas. A história conta que no ano de 1606, o capitão-mor português Pero Coelho de Souza e sua expedição fundaram a Povoação de Nova Lisboa. Para defendê-la dos invasores holandeses e espanhóis, construiu o Fortim São Tiago. Passados 407 anos, no local onde foi erguido o forte, existe hoje o Polo de Lazer da Barra do Ceará e uma praça que herdou, inclusive, o mesmo nome do forte.
 
 FONTE: DIARIO DO NORDESTE
 
VAMOS NÓS: PARABENS MINHA E NOSSA QUERIDA "BARRA DO CEARÁ". E VAMOS LEVANTAR ESTA BANDEIRA QUE É A IDENTIFICAÇÃO DO MARCO ZERO DE FORTALEZA!

21 julho 2011

Praia como espaço de lazer

O uso da praia como espaço de lazer começou em meados do século XVIII. Nessa época, um renomado médico britânico chamado John Floyer desenvolveu pesquisas que investigavam as propriedades terapêuticas que a água poderia ter. 
Em suas investigações, registradas em uma publicação chamada “História do Banho Frio”, acabou chegando à conclusão de que a água salgada teria uma extensa capacidade de reverter doenças entre as quais se incluía até a paralisia.
A obra, escrita bem no início do século XVIII, acabou não tendo muito impacto entre a população europeia daquele tempo. Meio século mais tarde, no ano de 1749, o britânico Richard Frewin, colega de profissão, reforçou as teorias curativas do banho de mar ao realizar a descrição de uma cura obtida por esse tipo de tratamento ainda experimental. Daí em diante o banho no mar acabou sendo utilizado como tratamento para uma série de doenças físicas e mentais.
No século XIX, os banhos de mar já atraiam um grande número de enfermos e fomentava mais outro número de publicações nesse mesmo campo do saber médico. 
No Brasil, a terapia praiana foi utilizada pelo rei Dom João VI, que teve o banho de mar recomendado para a cura de uma ferida infeccionada em sua perna. Seguindo a recomendação, D. João fez diversas visitas à paria do Caju e ali acabou resolvendo o incômodo que lhe afligia.
Nessa época, como os costumes da Família Real eram seguidos como moda, diversas casas de banho foram abertas no Rio de Janeiro. Desse modo, podemos ironicamente perceber que Dom João VI não foi apenas um dos grandes responsáveis pela abertura dos portos brasileiros, no início do século XIX. A sua busca por melhor saúde acabou também sendo um modo pelo qual o monarca inaugurou o uso de nosso tão rico e extenso litoral.
FONTE:  BRASIL ESCOLA - 21/07/11 - 18:24

Rudolf Hess


Os restos mortais do vice de Adolf Hitler, Rudolf Hess, foram retirados do túmulo de uma pequena cidade da Baviera, que havia se tornado um local de peregrinação para neonazistas. Antes do amanhecer desta quinta-feira (21), trabalhadores exumaram os ossos de Hess do túmulo do cemitério de Wunsiedel e então os cremaram e espalharam as cinzas secretamente no mar, disse o administrador do cemitério Andreas Fabel.
 
Hess foi confidente de Hitler desde o começo e, quando Hitler esteve preso na década de 1920, o líder nazista ditou a maior parte de seu manifesto "Mein Kampf" ("Minha Luta") para ele. Posteriormente, Hess chegou ao posto de vice líder nazista, mas em 1941 sua influência sobre Hitler estava diminuindo. Seu voo sobre a Escócia é visto por historiadores como uma tentativa de restaurar sua importância. Em vez disso, Hitler disse que a medida foi delirante e os britânicos o trataram como um prisioneiro de guerra.
Hess foi capturado em 1941 quando desceu de paraquedas na Escócia com a missão de negociar a paz entre a Grã-Bretanha e a Alemanha.
A tentativa foi condenada por Hitler e Hess disse mais tarde às autoridades britânicas que o líder nazista não sabia nada a respeito da missão.
Durante os julgamentos de Nuremberg, Hess foi inocentado de crimes de guerra e crimes contra a humanidade, mas foi condenado à prisão perpétua por crimes contra a paz e conspiração para cometer crimes contra a paz. Ele era o último prisioneiro do presídio Spandau Prison, na então Berlim Oriental, quando morreu em 17 de agosto de 1987, com 93 anos.
Autoridades aliadas disseram que ele se enforcou com um fio elétrico. A prisão foi demolida logo depois que os escombros foram colocados num local secreto. Hess foi enterrado no túmulo da família em Wunsiedel, como havia pedido

FONTE: R7 NOTICIAS INTERNACIONAIS - 21/07/11 - 18:07

11 julho 2011

Reconhecimento de comunidades QUILOMBOLAS em Caucaia

... pelo termo de  adesão ao Fórum Intergovernamental de Políticas Públicas da Igualdade Racial -  FIPPIR junto ao Ministério da Igualdade Racial, representando o Governo  Municipal de Caucaia, comunica que em reunião com as  comunidades remanescente de quilombo de Caucaia, realizada nos dias 02 e  03/07/2011 pela Comissão Estadual de Quilombo Rural do Ceará - CEQUIRCE, com a  presença da SEGAP, ficou oficializado o reconhecimento de 9(nove) comunidades do  município como remanescente de quilombo.
A CEQUIRCE é a instância  reconhecida pelos poderes públicos federal e estadual como representante das  comunidades remanescente de quilombo do Ceará. 
As comunidades reconhecidas são:

1.      - Comunidade Quilombola da Serra da Rajada – 65 famílias
2.      - Comunidade Quilombola Cercadão – 165 famílias
3.      - Comunidade Quilombola da Serra do Juá – 67 famílias
4.      - Comunidade quilombola da Serra da Conceição – 54 família
5.      - Comunidade de Capuan – 70 famílias
6.      - Comunidade de Camará -38 famílias
7.      - Comunidade de Porteira – 86 família
8.      - Comunidade do Coca/Icaraí – 75 famílias
9.      - Comunidade Boqueirão do Arara – 86 famílias  

A Comunidade Boqueirão dos Cunhas com 49 famílias, se reconhece como negra,  parém, pelo fato de já ser um assentamento com políticas públicas asseguradas,  diante da insegurança na mudança, preferiram continuar como estar.
 
VAMOS NÓS: De acordo com o decreto federal 4887/2003, são quilombolas “os grupos étnico-raciais, segundo critérios de autoatribuição, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida. Assim a transformação em comunidade quilombola, espera-se que "as familias" possam desfrutar de alguns benefícios públicos.

10 julho 2011

Um "NOVO" País: Sudão do Sul

Nasce o 193º país do mundo. Devastado por décadas de guerras civis, o Sudão do Sul partilhará com Somália e Afeganistão os piores indicadores sociais do planeta.
O país é o lugar no mundo onde mais morrem grávidas e recém-nascidos, e 90% das mulheres são analfabetas.
Falta tudo no novo país: hospitais, escolas, esgoto, iluminação, polícia. Estradas são poucas e precárias. Na capital, Juba, há apenas uma rua asfaltada. No lugar de táxis, garotos levam estrangeiros na garupa de motos, as "boda-bodas".
Só não faltam Coca-Cola e esperança. As garrafinhas vermelhas eram vendidas quentes, mesmo no precário posto da alfândega na fronteira com Uganda.
"As pessoas estão tão otimistas que é até assustador", conta Jane Some, funcionária da ONU no Quênia.
"Os jovens esperam que a vida vá melhorar da noite para o dia, que vão conseguir emprego, estudo. A geração mais velha está radiante em testemunhar a independência depois de duas décadas de guerra", acrescenta.
Crucial para a construção da nova nação, porém, é superar a insegurança. Em 2011, 1.800 sul-sudaneses morreram e 150 mil foram deslocados após renovados conflitos na fronteira, segundo a ONU.
Este é o ano mais inseguro no Sudão desde o fim da guerra civil de duas décadas, em 2005, quando rebeldes do sul (negros) e o norte (árabe) assinaram acordo de paz.
Disputas por terras e reservas de petróleo nas regiões fronteiriças de Abyei e Kordofan do Sul, porém, ainda trazem instabilidade, apesar de o sul ter legitimado sua secessão em referendo em janeiro.
O sul abriga 80% do petróleo sudanês, mas depende das refinarias do norte para exportar.
Os EUA são o principal ator internacional no país e investem em infraestrutura, para fazer frente à presença chinesa no norte. 
 
VAMOS NÓS: Como podemos perceber, nasce um novo País, porém a ideologia de EXPLORAÇÃO continuará em um NEOCAPITALISMO!
 
FONTE: GEOPOLITICA (10/07/2011 - 08:37)
 

23 junho 2011

SAIBA UM POUCO SOBRE O G-20

O G-20 foi estabelecido em 1999, em conseqüência das seguidas crises de balança de pagamento das economias emergentes durante a segunda metade da década de 1990. O objetivo era reunir países desenvolvidos e os países em desenvolvimento sistemicamente mais importantes, para cooperação em temas econômicos e financeiros.
O grupo adquiriu maior relevo após a crise financeira internacional iniciada em 2008. A crise teve como origem o baixo nível de regulação e supervisão dos mercados financeiros praticado nos países desenvolvidos e, por canais de transmissão como o comércio internacional, as transferências unilaterais ou investimento direto externo, repercutiu em todo o mundo. O esgotamento do modelo de gestão macroeconômica defendido pelas economias desenvolvidas, a composição do grupo, unindo países desenvolvidos e países em desenvolvimento, a maior resiliência das economias emergentes à crise e a eficácia de suas medidas anticrise, contribuíram para que o G-20 fosse designado como o principal foro para a cooperação econômica internacional, conforme estabelecido na Declaração de Pittsburgh.
As Cúpulas de Washington, de Londres e de Pittsburgh representaram um processo em que se transferiram de foros restritos para o G-20 as discussões e as decisões sobre temas pertinentes à estabilidade da economia global. 
A legitimidade ao G-20 derivou de sua eficiência em coordenar uma resposta eficiente à crise iniciada em 2008, evitando o colapso do sistema econômico internacional.
 
FONTE: GEOPOLITICA

05 junho 2011

Dia Mundial do Meio Ambiente

No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente.
A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.
A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.
A importância da data é devido às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.
A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da secretaria especial do meio ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.
Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies animais.
 
FONTE: BRASIL ESCOLA

04 maio 2011

Você sabe o significado do USO DO ANEL NOS DEDOS DAS MAÕS?

O dedo mínimo está ligado ao nosso chakra sexual raiz do básico.
Quando usamos uma turmalina negra ou hematita neste dedo estamos nos protegendo de pensamentos inferiores do olho gordo e inveja, demonstra também que a sexualidade tem importância para a pessoa,tendo papel importante no comportamento da mesma.
Dedo Anular chakra supra- renal, pessoas que usam anel neste dedo possuem ótima capacidade de expressão sempre preocupados com as questões familiares, o uso das pedras âmbar, esmeralda, citrino e amazonita energisam diretamente junto com o chakra supra-renal que está ligado ao útero,ovários e rins.
Dedo Médio ligado ao chakra do coração e estomago, desse dedo é sugado as energias,e entram a energias boas ou nocivas. E o dedo do fogo.Quando se usa anéis nesse dedo irá capitar todas as energias funcionando como pára-raios. Se no entanto não gosta de usar anéis no dedo médio, a pessoa é mais doadora do que receptora se por acaso atuar como receptora dessas energias esta poderá ficar em torno da sua aura. Use pedras como ametista ou quartzo rosa.
Dedo Indicador, está ligado ao chakra laríngueo tem grande poder de pensar e dirigir a palavra ao publico, sabe lidar com a área comercial, negócios em geral, usar pedras como água –marinha ou lápis lazule.
Dedo Polegar ou prana, rege a cabeça o chakra da coroa.
Os ciganos adoram usar anéis neste dedo, são pessoas que desejam viver livres, são ligadas a família, neste caso se uma pessoa gosta de usar anel neste dedo usar um quartzo branco
Conhecido como “Pedra Dara”, usado na igreja em baixo daBíblia Sagrada no altar mor.
FONTE: REIKI SUPREMO

02 maio 2011

BCM - Formando Gerações

Quem era o líder da rede terrorista Al Qaeda?

O milionário de origem saudita Osama bin Laden viveu cercado de luxo, mas seu ódio desmedido pelos Estados Unidos o levou a se transformar no homem mais procurado do planeta.
Após os atentados do 11/9, sua imagem alta, magra e serena deu a volta ao mundo. Aos 45 anos na ocasião, o filho de um magnata saudita da indústria da construção ligado à família real árabe não titubeou em utilizar a própria fortuna para financiar a Jihad (guerra santa) contra os americanos ou, antes disso, contra os soviéticos - e, nesse caso, contou com o apoio dos próprios serviços secretos norte-americanos.
Osama era filho de Mohammad bin Laden, nascido no Iêmen, um devoto que recebia peregrinos e importantes ulemás (sábios da religião muçulmana) em sua casa, o que impressionou o jovem Osama.
Estudou engenharia na prestigiosa universidade King Abdul Aziz de Jidá. Desde 1973 entra em contato com grupos islamitas. Assiste de longe à derrocada do xá do Irã em 1979, o acordo de paz entre Egito e Israel e a invasão do Afeganistão pelo Exército Vermelho ( ex URSS).
Após a invasão soviética, ele viaja ao Paquistão, onde conhece líderes da resistência, dentre os quais o futuro presidente afegão Burhanuddin Rabbani, a quem ofereceu seu apoio.
Bin Laden lutou contra a invasão soviética ao Afeganistão com a ajuda da CIA. A criação da Al Qaeda data de 1988, ou seja, um ano antes da retirada do exército vermelho do Afeganistão.
Em 1989, retorna à Arábia Saudita. Dois anos depois, com a Guerra do Golfo, condenou energicamente a família real saudita por ter autorizado a mobilização de soldados americanos em território saudita, o que lhe tornou persona non grata na Arábia.
Ele foi então para o Sudão, onde começou a treinar simpatizantes da Al-Qaeda ("A Base"). Em 1994, sua nacionalidade saudita é cassada.
Em 1996, pressionado pelos EUA e pela ONU, o Sudão pede que ele saia do país, e ele vai para o Afeganistão, pouco antes de os talibãs tomarem o poder em Cabul.
No Afeganistão, instalou dezenas de campos de treinamento terrorista, e planejou atentados mortíferos contra os Estados Unidos.
O ataque mais espetacular que lhe é atribuído antes de 11 de setembro foi perpetrado contra as representações diplomáticas americanas no Quênia e na Tanzânia em 7 de agosto de 1998, que deixaram mais de 200 mortos e milhares de feridos.
Ele também é acusado de ter ordenado em outubro de 2000 um ataque contra o destróier americano "SS Cole" no porto de Áden, no Iêmen, que matou 17 marines.
Seu ódio aos americanos era declarado e costumava dizer que Estados Unidos eram uma "superpotência arrogante, que se achava a dono do mundo".
 
FONTE: YAHOO NOTICIAS.

01 maio 2011

1° de Maio - Dia do Trabalhador


O Dia do Trabalho é uma data universal.

Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago.
Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de diversos manifestantes. As manifestações e os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Em 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical chamada Segunda Internacional instituiu o mesmo dia das manifestações como data máxima dos trabalhadores organizados, para assim, lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado
francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional.
Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920. 
No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nesta data. 
 
FONTE: BRASIL ESCOLA.

22 abril 2011

Primeira carga de petróleo do pré-sal (Exportação)




A  Petrobras vendeu no dia 19/04/2011 a primeira carga de petróleo do pré-sal. O volume de 1 milhão de barris, extraído do Campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos, foi vendido para a estatal chilena Empresa Nacional de Petróleo (Enap). O embarque deve ocorrer em maio e a carga será entregue em Quintero e San Vicente, no Chile.
VAMOS NÓS: A previsão é que em 2014 o Brasil não importe mais petroleo. Segundo fontes não governamentais.  Mas deixo umas perguntinhas no "ar": Por que a Petrobrás, não refina este petroleo e põe a venda ao consumidor brasileiro? Será que suas refinarias não dão conta do trabalho? ou o brasileiro tem que continuar pagando caro pelo combustivel que usa em seus carros?

FONTE: GEOPOLITICA BRASIL.

18 abril 2011

Cine São Luiz

O Cine São Luiz:

O Projeto em estilo Art-Deco é de autoria de Humberto da Justa Menescal e foi inaugurado em 26 de março de 1958 com o filme Anastácia.
Sua construção demorou cerca de 20 anos. Pisos e escadarias executados em mármore de Carrara enriquecem esta magnífica casa de espetáculos. Os lustres da sala de espera são de cristais importados da Itália. A decoração da sala de projeção exibe um requinte impressionante com detalhes sofisticados e ricamente elaborados. Tamanha importância para os cearenses fez com que o cinema fosse Tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual em 13 de Março de 1991 (o térreo e os quatro primeiros andares).


Enfim SALVARAM "O Cine"

Fogos! Alegria! Salve! Os cearenses já podem comemorar! Não existe mais perigo do Cine São Luiz se transformar em templo religioso, shopping center ou simplesmente ser demolido, como aconteceu com todos os outros belos cinemas que adornavam o Centro da cidade de Fortaleza.
Por R$ 2,2 milhões, o prédio do Cine São Luiz foi vendido, pelo Grupo Severiano Ribeiro, ao Governo do Estado do Ceará, após longos oito meses de negociações. "Acabamos de adquirir o cinema, o negócio está fechado, martelo batido", garantiu o deputado estadual Professor Pinheiro, que foi nomeado para o cargo de secretário da Cultura e, em seguida, afastado, para assumir a vaga de deputado estadual para a qual foi eleito nas eleições de outubro de 2010.

VAMOS NÓS: Nota 10! sou um profundo admirador do "Cine São Luiz" e toda a historia do Ceará. A primeira vez que fui ao cine tinha 7 anos e assisti "O Cangaceiro Trapalhão". 
Estava tenso só em acreditar que seria possível mais um prédio de importância histórica do Ceará vir abaixo. O MEU MUITO OBRIGADO ao Governo do Estado do Ceará em estar focalizado em preservar a nossa historia cearense!

FONTE: Diario do Nordeste

12 abril 2011

“A Terra é azul”

Em 12 de abril de 1961,Yuri Gagarin (1934-1968), o primeiro ser humano a viajar ao espaço, disse: A Terra é azul. É possível acreditar que até 50 anos não sabíamos exatamente a cor do nosso planeta?
 
Gagarin foi escolhido pelo poder para encarnar o paradigma do homem soviético, especialmente por suas modestas origens camponesas. É um dos raros heróis nacionais cuja imagem não sofreu com a queda da União Soviética no fim de 1991, e continua sendo ainda hoje para os russos "a personalidade mais atraente do século XX", segundo pesquisas.
Suas origens populares – um pai carpinteiro e uma mãe camponesa – jogaram a favor de sua candidatura para se tornar o primeiro homem no espaço, frente a seu rival Gherman Titov, proveniente de uma família de professores e com a desvantagem de ter um nome germânico, segundo seus biógrafos.
Nascido em março de 1934 em um povoado perto de Smolensk (oeste), depois de uma infância difícil marcada pela guerra e pela ocupação nazista, Gagarin dedicou-se primeiramente a trabalhar como metalúrgico.
O jovem Gagarin, apaixonado por aviação, inscreveu-se em uma escola militar de Orenburgo (Montes Urais) e assumiu pela primeira vez o comando de um avião em 1955. Quando em um dia de outono de 1959 uma comissão selecionava voluntários para pilotar um "tipo moderno de aeronave", sua baixa estatura – apenas 1,60 m –, jogou a seu favor.
Vinte candidatos começaram um treinamento de um ano em um centro secreto de Moscou. Com o passar do tempo, não restaram mais de 12, e logo seis, entre eles, Gagarin.
Em 1961, Gagarin é designado para efetuar o primeiro voo do homem ao espaço, fixado para 12 de abril. Nesse momento, tinha 27 anos e era casado com Valentina, uma enfermeira que acabava de dar à luz uma segunda filha. A missão era perigosa: de 48 cães enviados ao espaço pela União Soviética, 20 tinham morrido. Mas "todos sonhavam em ir no lugar dele", disse Volynov.
Yuri passou por alguns apertos durante a viagem espacial. Ele subiu ao céu numa cápsula colocada na ponta de um foguete e foi quem viu pela primeira vez que, vista do espaço, a Terra é azul.
Ele deu uma volta inteira ao redor do nosso planeta e retornou em pouco mais de uma hora e meia. Mas, durante a descida, ele teve de saltar de sua espaçonave e chegar ao chão de paraquedas, porque o tranco era muito grande no impacto da nave com o solo.
Cinquenta anos de aventuras
Depois que Yuri retornou, os Estados Unidos, maior rival da União Soviética, decidiram que também começariam a transportar astronautas. E o maior objetivo deles seria mandar pessoas para a Lua.

15 março 2011

Estão de "OLHO" em nossa AMAZÔNIA AZUL

“ ESTAMOS ADOTANDO MEDIDAS QUE NOS PERMITEM RECOLHER DADOS SOBRE O POTENCIAL DE GÁS E PETRÓLEO AO LONGO DE TODO O ATLÂNTICO SUL. ESTAMOS TRABALHANDO COM A INDÚSTRIA [DOS EUA] PARA EXPLORAR NOVAS FRONTEIRAS”
OBAMA - PRESIDENTE DOS EUA




VAMOS NÓS: Está explicado o porque da OTAN, divulgar a possibilidade de manter vigilância não só no Atlântico Norte, mas tamnbem no Atantico Sul.
Os americanos não cansam em VIGIAR o petroleo existente no globo. Ora, os mesmos GRINGOS são os maiores consumidores de ouro negro no mundo.
CUIDADO BRASIL, PROTEJAM O NOSSO PETROLEO (CAMADA PRÉ-SAL)!

13 março 2011

Ecomuseu - Ce

A proposta do primeiro ecomuseu de Barbalha busca agregar a riqueza natural e arqueológica da Chapada do Araripe
 
Um espaço que pretende revelar uma das mais belas regiões do Ceará em suas mais diversas nuances. Dentro do projeto Trilhas do Cariri, da Fundação SOS Chapada do Araripe, os primeiros passos para a criação do Museu de História Natural estão sendo dados.
A proposta de interatividade do equipamento com os turistas e moradores da região vem ganhando fôlego e projeto executivo, que está sendo executado por museólogas. O projeto será apresentado no próximo dia 22 de março, Dia Mundial das Florestas, na cidade de Barbalha. Nesse mesmo dia acontece a premiação do prêmio Ambientalistas do Ano.
O espaço funcionará como um ecomuseu, conforme o presidente da Fundação SOS Chapada do Araripe, o biólogo Maurício Freire, que já atua com outros projetos relacionados à biodiversidade regional, por meio da entidade. "A nossa pretensão é envolver todas as dimensões relacionadas ao ecossistema da região", explica.

Atrativos naturais

O local para a implantação do Museu da Chapada é o Sítio Pinheiro, numa área plana e alta, de onde pode contemplar, em meio ao verde da vegetação, todo o contexto regional. "O objetivo principal do projeto é produzir coleções da fauna e flora de espécies que ocorrem atualmente na região do Cariri cearense, que certamente contribuirão para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e educação, especialmente a ambiental", observa o biólogo.
A pretensão é ir além do que se pode imaginar em termos de formatação de museu. Essa é a grande proposta para a instalação do que também será o primeiro museu de Barbalha, que tem em seu centro urbano um dos acervos arquitetônicos mais bem preservados do Cariri e está inserida no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas do Brasil.
O espaço no Sítio Pinheiros, localizado no Distrito do Caldas, é, atualmente, uma das grandes atrações em termos de hospedagem em área natural da Chapada do Araripe, e se tornou um dos atrativos turísticos da região. Uma área foi cedida para a construção do museu pelo seu proprietário, Renato Pinheiro. Ele destaca a importância da valorização desses atrativos naturais e do processo de conscientização e educação, para que tal patrimônio seja preservado para gerações futuras.
Segundo o presidente da SOS Chapada do Araripe, o espaço cedido será totalmente regularizado, no sentido de buscar apoio dos ministérios do Turismo e do Meio Ambiente, tão logo sejam destinados recursos para a construção da obra.
 
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE
VAMOS NÓS: Esperamos que tamanho projeto torne-se realidade para que tenhamos uma maravilhosa opção de visitação para estudo e conscientização de proteção ao meio ambiente. PARABÉNS aos idealizadores do projeto.

10 março 2011

As 100 melhores Universidades do Mundo

O Brasil não tem nenhuma instituição entre as 100 melhores universidades em reputação do mundo, segundo o ranking elaborado pela organização Times Higher Education. 
A Universidade de São Paulo (USP) só apareceu na 232ª posição, e acabou representando todas as instituições da América do Sul. A universidade de Harvard é a líder do ranking com pontuação máxima em todos os critérios.O ranking foi montado a partir de uma pesquisa somente para convidados de mais de 13 mil professores de 131 países do mundo e reforça a posição dominante das instituições dos EUA e consagra boa reputação de universidades do Reino Unido e do Japão. O índice faz parte do ranking das melhores universidades do mundo divulgado pela THE em setembro do ano passado.
Rússia (Universidade Lomonosov de Moscou), China (Universidades Tsinghua, Pequim e Hong Kong) e Cingapura e Hong Kong aparece com instituições entre as 50 melhores do ranking. No grupo entre as posições 51º e 100º aparecem universidades de países emergentes como a Universidade de Seul, na Coreia do Sul; Universidade de Taiwan e o Instituto de Ciência da Índia. O Brasil é o único dos BRICs a não ter nenhuma instituição de ensino superior entre as melhores.

Veja a lista completa no Times Higher Education
 
FONTE:  YAHOO NOTICIAS.

08 março 2011

08 de Março - Dia Internacional da Mulher



História do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
 
VAMOS NÓS: Parabens a todas as mulhes do mundo, em especial, as minhas: Iracema (mãe), Zuila (esposa), Gabriella (filha) e Carlinda (sogra)!

LUZARDO VIANA - Palavras - Chave / 1º ano Médio

Palavra-chave, é um termo que explica o núcleo, ou seja, a essência das informações de um determinado documento. Pesquisem suas palavras chave abaixo:

01. Pré-História;
02. Neolitico;
03. Cultura dolmênica;
04. As sociedades da Mesopotâmia;
05. Sociedade Egipcia;
06. Escriba;
07. Complexibilidade escrita Egipcia;
08. Revolução Urbana;
09. Modo de Produção Asiatica;
10. Jardins Flutuantes

VAMOS NÓS: Boa pesquisa e bons estudos!