28 julho 2011

Casa de FREI TITO


A PMF – Prefeitura Municipal de Fortaleza:
Assinou, nesta quarta-feira, 27/07/11, o tombamento da casa de Frei Tito de Alencar. A edificação, localizada na rua Rodrigues Junior, 364, é um dos referenciais importantes da história nacional contemporânea: a casa em que morou Frei Tito de Alencar Lima, um dos mártires da luta pela reconquista da democracia brasileira.


Frei Tito nasceu em Fortaleza em 14/09/1945 e entrou na luta contra a ditadura militar em 1964. Em 1966, ingressou numa comunidade de dominicanos em Belo Horizonte. Foi preso e torturado. Morreu aos 28 anos, em 1974, perturbado com as lembranças da tortura sofrida. Estudou no Liceu do Ceará, onde se engajou na Juventude Estudantil Católica. E estudou Filosofia na USP. Em 1968, Tito foi preso por participar do 30º Congresso da União Nacional dos Estudantes em Ibiúna. Alvo político, em 1969, Tito foi preso e torturado no Departamento de Ordem Política e Social (Dops)em São Paulo. Na prisão, Tito registrou no papel as angústias da tortura. Em 1971, ele foi deportado para o Chile. Fugiu para a Itália e de Roma chegou ao convento dominicano de L’Arbresle, na França. Perseguido pelas lembranças da tortura, frei Tito cometeu suicídio, aos 28 anos, no dia 10 de agosto de 1974.

FONTES: O POVO e  FALAÇÃO 

VAMOS NÓS: Vale salientar que a casa de Frei Tito não apresenta uma arquitetura histórica como poderiamos imaginar, como por exemplo as linhas retas da arquitetura colonial brasileira ou as ovais como a colonial portuguesa. Porem o tombamente é importante para que a história de Frei Tito não se apague da memoria dos cearenses e do Brasil. PARABENS A PREFEITURA DE FORTALEZA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário