17 setembro 2009

Qualificação do Aluno do Ensino Médio


Métodos de ensino

...a secretária da Educação do Estado (Seduc), Isolda Cela, reconheceu a importância de os estudantes dominarem as competências de leitura, assim como a necessidade de um acompanhamento mais aproximado dos resultados das avaliações. “Durante algum tempo observou-se que os resultados eram conhecidos, mas realmente tinham pouca repercussão nos sistemas e dentro das próprias escolas. Nos deparamos com professores que sabiam muito pouco dos exames, como também diretores e coordenadores. Uma das medidas fundamentais é fazer com que eles se debrucem sobre este material de análise”.

A secretaria lembrou que a escolha da não reprovação foi adotada por muitos professores, o que trouxe resultados desastrosos. “Muitos dos alunos do Ensino Médio vem de processo de aceleração de aprendizagem, fazendo todas as series do ensino Fundamental II em um ano. Não podemos condenar esse programa, mas o nível de proficiência trouxe índices muito mais baixos do que o esperado, um resultado fruto de processos aligeirados, que tem o preço do quadro que hoje se apresenta”.

Fonte: Diario do Nordeste.

Vamos Nós: Conforme meu comentário anterior comprovado através de entrevista da secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), as metodologias adotadas anteriormente no Ensino Fundamental II, principalmente nos anos "90" explodiram resultados negativos na educação destes jovens. Agora com um abacaxí grandes nas mãos, nos educadores temos que trabalhar muito mais do que já trabalhamos para inverter o quadro atual. Quem sai prejudicado nesta historia? O ALUNO LÓGICO!

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