11 setembro 2009


Praia do Icaraí - Ce

"Um muro de contenção será construído ao longo da Praia do Pacheco e se estendendo até a Praia do Icaraí".


01º. A Prefeitura de Caucaia colocará em prática, em breve, como forma de amenizar os estragos provocados pelo avanço do mar no litoral desse município. Segundo o secretário municipal de Infra-estrutura, Lúcio Bonfim, o muro terá seis mil metros, degraus e ainda dará condições de se implantar um calçadão naquela área. “Nós queremos começar a obra neste ano”, avisa o secretário Lúcio Bonfim.”

Fonte: Coluna Vertical, do O POVO.

02º. A proposta é absolutamente descabida! Não resolve absolutamente o problema, sob nenhuma ótica, só o amplia! Primeiro, sacramenta a perda da praia, pois esta será fatalmente extinta: como não haverá controle da erosão, as areias ao pé do muro serão retiradas pelas ondas, que chegarão rapidamente ao próprio muro, o qual, sem sombra de dúvidas, em brevíssimo tempo seria também destruído. Assim, seria extinto o litoral, seria destruída a paisagem costeira e seria, literalmente, lançado dinheiro público no mar.
Em adição, o muro produziria outra consequência nefasta: ampliaria a erosão nas praias da Tabuba, Cumbuco e em todo a faixa litorânea de São Gonçalo do Amarante! Aliás, se a prefeitura de São Gonçalo do Amarante estivesse atenta, imediatamente deveria se pronunciar contra esse projeto. Existem, sim, várias outras alternativas adequadas, como recomposição da faixa de praia e construção de quebra-mar, mas, a questão é, prioridade política, ausência de cultura ambiental e falta de visão territorial.
Mas, onde anda o IBAMA? O que nós estamos presenciando é um pipocar de projetos e propostas desconectadas, desarticuladas, a nível municipal, estadual e federal: os municípios, o estado e o governo federal simplesmente estão sucateando o litoral da Região Metropolitana de Fortaleza de acordo com interesses momentâneos e particulares, com intervenções inclusive contraditórias: enquanto alguns projetos indicam regeneração de praias, outros, situados a apenas centenas de metros de distância, implicam em ampliação da erosão, inclusive das áreas regeneradas. Não é para isso, certamente, que os governantes são eleitos!”

Sra. Vanda Claudino Sales
Professora e Geografa (Pos-Doutorado em Dinâmica Costeira, pela Universidade da Florida - USA)

Fonte: Blog do Eliomar.

Vamos nós: Em tratando-se de um problema gravissimo que o litoral Caucaiense vem passando, solicito aos lideres municipais de Caucaia a atenção para com a Professora Vanda Claudino Sales, renomada autoridade com relação ao litoral cearense.
Vale salientar que a "natureza" sempre busca um meio de mostrar sua insatisfação com as ações humanas desastrosas. Por tanto que este "muro de contenção", tambem não seja mais uma obra irresponsável agredindo o nosso litoral!

3 comentários:

  1. Muito melhor seria o espigão , como na praia de Iracema, tanto no aspecto paisagistico e turistico como o de contenção do mar...o muro vai enfeiurar e reduzir ainda mais o acesso e a faixa de praia, vão trocar a areia por cimentooo!!

    ResponderExcluir
  2. espigão não resolve, e aliás, foi o aterro da praia de Iracema que causou essa situação deplorável nas praias de Caucaia.

    ResponderExcluir
  3. A técnica da UFC sugere que se retire os moradores e as barracas do ícarai?Ela sugere o quê para conter o avanço? Ponha no lugar dos moradores de Caucaia, o quê?

    Dunas de areia?

    A solução é conter o avanço do mar, pois o problema é o avanço do mar. Da mesma forma que contiveram em Fortaleza , os técncios devem sugerir uma solução para conter a destruiçãoda praia, necessariamente. É muito mais fácil não fazer nada à favor do moradores da praia do ícarai, porém a engenharia do mundo inteiro trabalha para que o ser humano amenize ou previna as forças de destruição da natureza.A Engenharia está aí para encontrar soluções, o muro , tal como feito em Caucaia, já vem sendo usado com sucesso por décads em outras área com imenso sucesso.(Alagoas/Aracaju, EUA e etc...)
    Se alguém não sabe fazer nada para ajudar, que não atrapalhe quem está tentando.

    ResponderExcluir