19 agosto 2009

Temporada de Ventos no Ceará


Em agosto, setembro e outubro, a média das rajadas de ventos aumenta de 18 para 32 quilômetros por hora

O calendário anuncia: estamos no mês de agosto. E, com ele, chega um prenúncio de temporada de ventos. É quando a brisa ganha força - agradando uns e causando prejuízo a outros -, já que os ventos começam a soprar com mais intensidade com o término do período chuvoso. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), no último domingo, as rajadas de ventos em Fortaleza chegaram a atingir 60 quilômetros por hora.
O comum, em geral, é que os ventos atinjam, em média, 18 quilômetros por hora, de acordo com a meteorologista da Funceme, Vilurdes Lopes. Mas a temporada de mais força, conforme acrescenta, normalmente é nos meses de agosto e setembro, podendo se estender até outubro. Nesse período, a velocidade média dos ventos chega a 32 quilômetros por hora. "Podem ocorrer ainda as variações bruscas, chamadas ´rajadas de vento´, chegando até a 70 quilômetros por hora, dependendo das condições associadas".
A meteorologista da Funceme explica, ainda, que no período chuvoso há uma zona de baixa pressão e, no atual, ela se desloca para o hemisfério norte. Entre essas condições, está a Alta Pressão do Atlântico Sul (Apas), que se desloca para o Equador. "O Ceará fica localizado entre as duas zonas de pressão, por isso tem ventos fortes´´.

Este é o período de maior receio entre os nossos JANGADEIROS Cearenses ao saírem para o alto mar!

* Pesquisa: Diario do Nordeste/Funceme

Nenhum comentário:

Postar um comentário