21 julho 2010

Mudanças Climáticas



Grupos ambientais defenderam, ontem, que a seca e a onda de calor na Rússia, que causa grandes prejuízos à agricultura e já deixou pelo menos 500 mortos, são causadas pelas mudanças climáticas que aceleram o aquecimento do planeta.

"A onda de calor dos últimos dois meses é uma consequência das mudanças climáticas e especialistas do Greenpeace já encontraram provas disso. O governo da Rússia, de uma maneira ou de outra, terá que tomar providências para combater os efeitos das alterações do clima", afirmou a organização não-governamental (ONG) Greenpeace em comunicado.
Ativistas indicaram que os fenômenos deveriam ser causa de preocupação para o Kremlin, motivando o governo russo a tentar reduzir suas emissões de carbono, atualmente entre as mais altas do mundo.
Desde o fim de junho o centro da Rússia tem sofrido com uma onda de altas temperaturas e seca intensa. Atingindo recordes, os termômetros chegaram a marcar 40ºC durante vários dias
O calor inédito faz com que as pessoas busquem lagos, mares e rios para se refrescar, aumentando o risco de mortes por afogamento. O hábito nacional de beber vodca também contribui para os acidentes. Em 24 horas, pelo menos 71 pessoas morreram afogadas no país, de acordo com o ministério de Situações de Emergência.
 
Fonte: Diario do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário