Seja a prova de história analítico-expositiva ou de múltipla escolha, o candidato deve estar atento a três pontos:
01 - Objetividade:
* Não basta ler o enunciado. É importante interpretá-lo e descobrir qual é a intenção do examinador.
* Se a prova for analítico-expositiva, elabore sua resposta de forma objetiva: responda à pergunta.
* Se a prova for de múltipla escolha, cuidado com alternativas sofismáticas. Elas induzem o candidato ao erro, são as pegadinhas. Às vezes, até sufixos e prefixos invalidam uma alternativa.
* Se a prova for analítico-expositiva, elabore sua resposta de forma objetiva: responda à pergunta.
* Se a prova for de múltipla escolha, cuidado com alternativas sofismáticas. Elas induzem o candidato ao erro, são as pegadinhas. Às vezes, até sufixos e prefixos invalidam uma alternativa.
02 - Relação entre os fatos:
* História do brasil e história geral estão separadas na grade curricular por razões pedagógicas.
* História é processual, e o candidato deve ter visão de conjunto. Exemplo: Para uma melhor análise do golpe de 1964 no Brasil, é preciso relacioná-lo ao contexto da Guerra Fria.
* História é processual, e o candidato deve ter visão de conjunto. Exemplo: Para uma melhor análise do golpe de 1964 no Brasil, é preciso relacioná-lo ao contexto da Guerra Fria.
03 - Interpretação:
* Em história muitas interpretações são conflitantes, por causa dos pressupostos teórico-metodológicos.
* O candidato, provavelmente, não vai se deparar com discussões acadêmicas, mas terá que redobrar sua atenção quando uma questão ou teste envolver a análise de um texto (documento de época, fragmento de obra, artigo de jornal etc.)
Bons Estudos!!!!!!!!!!!
O seu blog está de parabéns, gosto muito desse tipo de metodologia que apresneta aos alunos um "plus" como dizem os frases, ou seja, algo a mais do que lhes é apresentado em sala de aula. Um abraço!!!
ResponderExcluirValeu Ancarlos!!!!! É um prazer ter um filosofo em nossas paginas. Um abraço.
ResponderExcluir