BCM, Olha nós aí de volta!!
Seguem questões para aplicação do SARA/2009
01. Unb-DF/PAS - Para Fernand Braudel a “História é ciência do passado e do presente, um e outro inseparáveis”. Outro historiador, Peter Burke, lembra que “por mais que lutemos arduamente para evitar os preconceitos associados a cor, credo, classe ou sexo, não podemos evitar olhar o passado de um ponto de vista particular”. Já Edward H. Carr conceitua a História como “um processo contínuo de interação entre os historiador e seus fatos, um diálogo sem fim entre o presente e o passado”.
Com auxílio do texto, julgue os itens seguintes.
( ) Segundo os autores citados, o passado histórico tem vida própria, estando desvinculado das circunstâncias do tempo presente.
( ) Enquanto a História se ocupa do estudo dos atos humanos ao longo do tempo, a Geografia volta-se para a análise atemporal do espaço, desvinculando-o das ações empreendidas pelas sociedades.
( ) Mesmo que se volte para o estudo de um passado longínquo, o historiador não está livre de condicionamentos diversos ao investigar e escrever sobre o tema escolhido.
( ) Já que o passado não pode retornar, nem ser revivido, a História não pode ser reescrita.
02. UFRS Recentemente, no estado americano de Arkansas, a teoria da evolução elaborada por Charles Darwin foi retirada dos currículos e teve proibida a sua utilização. Não obstante, os estudos paleontológicos, antropológicos e arqueológicos vêm possibilitando avanços na compreensão do período da pré-história, confirmando a existência de um longo período em que ocorreu o processo de hominização.
Com auxílio do texto, julgue os itens seguintes.
( ) Segundo os autores citados, o passado histórico tem vida própria, estando desvinculado das circunstâncias do tempo presente.
( ) Enquanto a História se ocupa do estudo dos atos humanos ao longo do tempo, a Geografia volta-se para a análise atemporal do espaço, desvinculando-o das ações empreendidas pelas sociedades.
( ) Mesmo que se volte para o estudo de um passado longínquo, o historiador não está livre de condicionamentos diversos ao investigar e escrever sobre o tema escolhido.
( ) Já que o passado não pode retornar, nem ser revivido, a História não pode ser reescrita.
02. UFRS Recentemente, no estado americano de Arkansas, a teoria da evolução elaborada por Charles Darwin foi retirada dos currículos e teve proibida a sua utilização. Não obstante, os estudos paleontológicos, antropológicos e arqueológicos vêm possibilitando avanços na compreensão do período da pré-história, confirmando a existência de um longo período em que ocorreu o processo de hominização.
Sobre esse processo, analise as afirmações abaixo.
I. As mais antigas formas de vida humana registradas pela Paleontologia denominam-se hominídeos, como comprovam os achados dos fósseis identificados como Australopithecus, Pithecantropus, Sinantropus, entre outros.
II. Os fósseis demonstram que, no curso evolutivo da Humanidade, mais de um milhão de anos antes de surgir o Homo Sapiens, existiram várias espécies a caminho da humanização, e as mudanças físicas ocorridas ao longo de centenas de milhares de anos propiciaram sua adaptação a qualquer ambiente.
III. As evidências arqueológicas indicam que a espécie humana não nasceu pronta nem física, nem culturalmente. Necessitou de um enorme período de tempo para desenvolver um conjunto de habilidades técnicas e de conhecimentos que lhe permitisse elaborar instrumentos de trabalho e utensílios.
Quais estão corretas?
a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas II e III. e) I, II e III.
03. UFRS Leia os itens abaixo, que contêm possíveis condições para o surgimento do Estado nas sociedades da Antigüidade.
I. Gradativa diferenciação da sociedade em classes sociais, impulsionada por uma divisão social do trabalho mais intensa, capaz de produzir excedentes de alimentos.
II. Passagem da economia comunal para uma economia escravista, estimulada por guerras entre povos vizinhos, propiciando aumento da produção de excedentes e de trocas, com uma divisão do trabalho entre agricultura, pecuária e artesanato.
III. Constituição da propriedade da terra e do regime de servidão coletiva nas sociedades orientais para que as grandes construções públicas fossem realizadas sob orientação dos grupos dirigentes.
Quais dentre eles apresentam efetivas condições para tal surgimento?
a) Apenas I. d) Apenas II e III.
b) Apenas I e II. e) I, II e III.
c) Apenas I e III.
I. As mais antigas formas de vida humana registradas pela Paleontologia denominam-se hominídeos, como comprovam os achados dos fósseis identificados como Australopithecus, Pithecantropus, Sinantropus, entre outros.
II. Os fósseis demonstram que, no curso evolutivo da Humanidade, mais de um milhão de anos antes de surgir o Homo Sapiens, existiram várias espécies a caminho da humanização, e as mudanças físicas ocorridas ao longo de centenas de milhares de anos propiciaram sua adaptação a qualquer ambiente.
III. As evidências arqueológicas indicam que a espécie humana não nasceu pronta nem física, nem culturalmente. Necessitou de um enorme período de tempo para desenvolver um conjunto de habilidades técnicas e de conhecimentos que lhe permitisse elaborar instrumentos de trabalho e utensílios.
Quais estão corretas?
a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas II e III. e) I, II e III.
03. UFRS Leia os itens abaixo, que contêm possíveis condições para o surgimento do Estado nas sociedades da Antigüidade.
I. Gradativa diferenciação da sociedade em classes sociais, impulsionada por uma divisão social do trabalho mais intensa, capaz de produzir excedentes de alimentos.
II. Passagem da economia comunal para uma economia escravista, estimulada por guerras entre povos vizinhos, propiciando aumento da produção de excedentes e de trocas, com uma divisão do trabalho entre agricultura, pecuária e artesanato.
III. Constituição da propriedade da terra e do regime de servidão coletiva nas sociedades orientais para que as grandes construções públicas fossem realizadas sob orientação dos grupos dirigentes.
Quais dentre eles apresentam efetivas condições para tal surgimento?
a) Apenas I. d) Apenas II e III.
b) Apenas I e II. e) I, II e III.
c) Apenas I e III.
04. UECE Por muito tempo, os historiadores acreditaram que deveriam e poderiam reproduzir os fatos “tal como haviam ocorrido”. Dentre as características do conhecimento histórico que assim produziam, podemos assinalar corretamente:
a) ao privilegiarem a realidade dos fatos, os historiadores esperavam produzir um conhecimento científico, que analisasse os processos e seus significados;
b) era uma história linear, cronológica, de nomes, fatos e datas, que pretendia uma verdade absoluta, expressão da neutralidade do historiador;
c) como se percebeu ser impossível chegar à verdadeira face do que “realmente aconteceu”, todo o conhecimento histórico ficou marcado pelo relativismo total;
d) os fatos privilegiados seriam aqueles poucos que eram amplamente documentados, como as festas populares e a cultura das pessoas comuns.
05. Cefet-PR Alguns historiadores afirmam que as conseqüências do modelo de colonização adotado pelos portugueses para a exploração do Brasil são ainda muito perceptíveis (devastação do meio ambiente, exploração do trabalhador rural, conflitos rurais, etc). Este modelo é conhecido como plantation ou plantagem e suas principais características são:
a) minifúndio, monocultura, mão-de-obra escrava;
b) latifúndio, mão-de-obra assalariada, policultura;
c) latifúndio, policultura, mão-de-obra escrava;
d) latifúndio, mão-de-obra escrava, monocultura;
e) latifúndio, trabalho assalariado, monocultura.
06. UFSE Durante o chamado Período Pré-colonizador, a ocupação portuguesa, a atividade econômica básica e a mão-de-obra nela empregada ficaram caracterizadas, respectivamente pelas:
a) feitorias, exploração do pau-brasil e a mão-de-obra indígena;
b) capitanias hereditárias, cultivo da cana-de-açúcar e pelo índio sob regime de escravidão;
c) feitorias, exploração do pau-brasil e mão-de-obra escrava;
d) capitanias hereditárias, exploração do pau-brasil e mão-de-obra indígena submetida à orientação dos jesuítas;
e) feitorias, cultivo da cana-de-açúcar e pelo indígena pacificado.
07. UFMT Coloque (V) ou (F)
A vinda da família real portuguesa, em 1808, revelou o interesse britânico sobre os destinos do Brasil. Comprovam esta afirmação:
( ) A abertura dos portos (1808), exigência inglesa, possibilitou a entrada dos produtos industrializados no Brasil e pôs fim ao pacto colonial.
( ) Os tratados de 1810, concederam privilégios alfandegários aos produtos ingleses que passaram a ter facilidades no mercado brasileiro.
( ) O domínio de áreas em desenvolvimento era necessidade da Inglaterra para fornecer força de trabalho a preços mais baixos do que aqueles pagos aos operários europeus.
( ) O empenho inglês em civilizar as sociedades americanas objetivava demonstrar a superioridade do homem branco a partir do controle político.
08. U. Alfenas-MG O Bloqueio Continental, em 1807, a vinda da família real para o Brasil e a abertura dos portos em 1808, constituíram fatos importantes
a) na formação do caráter nacional brasileiro;
b) na evolução do desenvolvimento industrial;
c) no processo de independência política;
d) na constituição do ideário federalista;
e) no surgimento das disparidades regionais.
09. PUC-RJ Desde a Independência do Brasil, em 1822, assistiu-se à eclosão de diversos movimentos sociais por meio dos quais os segmentos populares expressaram sua insatisfação em face de uma ordem social excludente e hierarquizadora.
Assinale a opção que apresenta movimentos que exemplificam o enunciado acima.
a) Revolta da Armada / Ligas camponesas
b) Cabanagem / Movimento dos Sem Terra
c) Farroupilha / A guerrilha no Araguaia
d) Sabinada / Revolução Constitucionalista (1932)
e) Revolta dos Malês / Revolução de 1930
10. PUC-RS Dos fatores abaixo, aquele que teve forte influência na queda do Império brasileiro foi a:
a) invasão francesa no Rio de Janeiro, com a fundação da França Antártica, o que desestabilizou o governo de Dom Pedro II.
b) concorrência do açúcar antilhano, o que abalou a base econômica nacional, levando a uma crise econômica generalizada no país.
c) crise do escravismo, o qual se constituía na base produtiva do Império, levando a uma crise econômica e à perda do apoio político dos cafeicultores.
d) Revolução Farroupilha, que levou à fragmentação política do país e a uma conseqüente crise econômica, o que desestabilizou completamente o regime monárquico.
e) Guerra do Paraguai, visto que, com o acordo celebrado com a Tríplice Aliança, o governo monárquico perdeu o apoio político dos cafeicultores e de setores descontentes do Exército.
Boa pesquisa e bons estudos!
oi...prof eu ja copiei tudo ...eu gostei e melhor do q copiar na loza so fauta responder ..kkkk ...mas eu ja estou procurando as resposta ..xau.
ResponderExcluirolá prof,eu tbm copiei tudo.qria falar por senhor q foi uma honra conhece-lo e principalmente ser sua aluna...e te digo +,vc foi o único prof: q eu adorei n disciplina d historia,apesar q eu adoro essa matéria d +.agora só estudar p/ mim passa direto,p/ ñ ter risco.
ResponderExcluirUm feliz ano novo,q nsse ano seja d conquistar e vitórias p/ vc...xau e te adoro d muitão.
valeu cesar vc é demaissssssssssss
ResponderExcluirOLÁ!PROF . PASSANDO AQUI PARA TE PARABENIZAR , PELA DEDICAÇÃO E DIZER QUE FOI UM PRAZER IMENSO SER SUA ALUNA E PEDIR QUE O SENHOR TORÇA PARA QUE TIREMOS UMA NOTA BOA...rsrsrsr
ResponderExcluirAbração!
Mônica Fiaux 3anoL