Criado com o objetivo de guardar os restos mortais dos militares brasileiros mortos na Segunda Guerra Mundial e para a divulgar a participação do Brasil naquele conflito, o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial – conhecido como Monumento aos Pracinhas -, localizado no bairro da Glória, na Zona Sul do Rio de Janeiro, comemora o seu 50° aniversário no dia 5 de agosto.
E essa data será cercada de muitas comemorações. Diretor de Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, o general Juarez Aparecido de Paula Cunha explica que o Monumento representa a memória da participação brasileira no conflito, com documentos históricos sobre o período, além de um mausoléu, construído para guardar os despojos dos combatentes mortos na guerra.
O general revela a importância histórica do Monumento e afirma que estes espaços culturais deveriam ser melhor trabalhados por professores das escolas. Segundo ele, as aulas seriam muito mais ricas e com informações valiosas para os estudantes, além garantir a oportunidade de o docente unir o conteúdo programático com a prática. “Não só o Monumento aos Pracinhas, mas todos os outros espaços culturais são importantes para as escolas. O Forte de Copacabana, por exemplo, recebeu quase 700 mil visitantes. Deste total, cerca de 60 mil foram estudantes, que passavam o dia conhecendo a fortaleza, o museu, tendo a oportunidade de participar de um evento cívico”, destaca o diretor.
Fonte: PLANO BRASIL
Nenhum comentário:
Postar um comentário