02 novembro 2009

Praça do Ferreira


Vale a pena recordar nossa querida Fortaleza dos tempos que já se foram, deixando em cada um que acompanhou, vivenciou, sentiu e soube desfrutar momentos que enchiam o coração de prazer, essa satisfação vinda do íntimo de cada um de nós amantes da Terra da Luz.

  • Praça do Ferreira:
Essa é uma quadra a começar pelo lado poente da rua Major Facundo, com rua Guilherme Rocha, em direção da rua Liberato Barroso. Bem na esquina, ficava o Café Riche, depois a Loja Broadway, do Sr. Alberto Bardawil, depois loja Tok Discos. Vizinho, com uma porta estreita, funcionou um armarinho, para venda de gravatas, camisas, lenços, canetas e relógio, depois Rei das Canetas.
Praça do Ferreira - um dos mais conhecidos e cantados logradouros de nossa cidade; mas, também, um espaço que já sofreu, ao longo dos anos, inúmeras intervenções - é uma homenagem prestada ao boticário Ferreira, Antonio Ferreira Rodrigues. Ele nasceu em Vila Real da Praia Grande, hoje cidade de Niterói, filho de Antônio Rodrigues Ferreira e de D. Marcolina Rosa de Jesus.
Chegou ao Ceará em 1825, ano terrível de seca, trazido pelo comerciante Antônio Caetano de Gouveia - cônsul de Portugal. Tinha alguns conhecimentos práticos de farmacologia, obtida na sua terra natal.
Suas receitas salvaram dum parto difícil a mulher de seu generoso protetor, que o ajudou a obter da junta medica de Pernambuco, licença para montar botica e se estabelecer no trecho da antiga rua da Palma - Rua Major Facundo lado poente, por alguns anos Farmácia Boticário Ferreira, local depois ocupada pela Farmácia Galeno - Farmacêutico Yoyô Fonseca - Joaquim Studart da Fonseca, filho do Sr. João da Fonseca Barbosa e D. Leonisa de Castro Studart da Fonseca - Yayá Fonseca, irmã do Barão de Studart - Guilherme William Studart, nas mediações da loja Marisa e Farmácia Avenida.

Fonte: Diario do Nordeste.

Vamos Nós: Cabe as atuais gerações a relembrarem, contarem e estudarem as histórias maravilhosas de nossa Fortaleza. Como educador e historiador é minha obrigação e dedicação promover a continuidade historica que nos cerca e quando vejo e leio artigos sobre Fortaleza como esta, sinto orgulho de ser professor e historiador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário