19 agosto 2009

A Nova São Sebastião / Período Joanino - Parte III

A instalação da Corte alterou profundamente a vida do Rio de Janeiro, que agora buscava nas capitais europeias o modelo do que deveria ser a sede de um grande império.
Dom João e sua corte chegaram ao Rio de Janeiro em 08 de março de 1808. Em dois meses de abertura dos portos inundou a cidade de toda espécie de mercadorias, que iam de peixe salgado e queijo a pesados cobertores de lã e patins para gelo, numa demonstração evidente de que os negociantes não tinham a menor idéia de como era o Brasil. A essa altura, São Sebastião, como era conhecido o Rio de Janeiro, logo apelidado de A Corte, era uma cidade provinciana, com cerca de 50 mil habitantes e famosa por sua beleza natural.
Antes da chegada da Corte a aristocracia fluminense preferia erguer seus palacetes nos subúrbios, servidos por estradas péssimas e aos quais se chegava por carruagens, burros ou cavalos. Os poucos ricos que moravam na cidade logo viram desmoronar o sonho de proximidade imediata com o luxo e a riqueza. Varios tiveram de se mudar, ainda que provisoriamente, para o interior, pois D. João requisitou suas casas a fim de abrigar os fidalgos recém-chegados.
Em breve, porém, a população veria erguerem-se muitos edifícios novos para abrigar a aristocracia da terra, ansiosa pela vizinhança da nobreza lusa.

* Fatos curiosos:

01. Os donos das casas que foram requisitadas, cederam as mesmas sem discussão, e recebiam em troca alugueis irrisórios e nenhuma perspectiva de retorno;
02. O luxo, no entanto não alterou os costumes da maioria da população, composta de escrevos e trabalhadores assalariados, cujo maior divertimento eram as festas religiosas.

Importante: D. João tratou de tirar proveito das mudanças necessárias à propria vida social na Corte. Além do permanente incentivo à música, grande paixão do principe regente, criou, em 1808:

* A Escola Superior de Matematica, Ciencias, Fisica e Engenharia;
* A Escola Médico-cirurgica;
* A Imprensa Régia, o Jardim Botânico e o Real Hospital Militar;

Em 1810 a 1816:

* A Real Biblioteca;
* A Escola Real de Ciências, Artes e Oficios.

Bons Estudos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário